A Representação Feminina no Cenário Político Brasileiro: Garantias e Desafios

  • Daniela Campos Reis PROJURIS
  • Marcela Pradella Bueno PROJURIS

Resumo

A Constituição de 1988 prevê que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Apesar das lutas travadas ao longo dos tempos e, por conseguinte, a conquista de garantias, a mulher ainda sofre desafios no que tange à igualdade. O presente estudo tem o fito de apresentar as principais garantias e os desafios de sua efetivação, além de defender o potencial da mulher como representante política. Para a perfeita compreensão da temática, devem-se considerar os dados estatísticos que expressam precisamente a realidade atual e as propostas para a efetivação do direito à igualdade entre homens e mulheres na política.


Palavras-chave: Constituição Federal de 1988. Direitos e garantias. Igualdade entre os gêneros. Política. Sub-representação feminina.
Publicado
2017-01-27
Como Citar
REIS, Daniela Campos; BUENO, Marcela Pradella. A Representação Feminina no Cenário Político Brasileiro: Garantias e Desafios. Revista de Artigos do 1º Simpósio sobre Constitucionalismo, Democracia e Estado de Direito, [S.l.], jan. 2017. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/1simposioconst/article/view/1137>. Acesso em: 19 nov. 2017.
Seção
Constitucionalismo e Democracia: crise e superação