A renúncia a direitos fundamentais nos parcelamentos tributários

  • Elisângela Padilha Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Leandro Alvaraz Fio - Faculdades Integradas de Ourinhos

Resumo

O objetivo deste estudo é o de investigar se a concessão dos parcelamentos fiscais está em harmonia com a Constituição Federal de 1988. O Estado, com o objetivo de aumentar a arrecadação tributária, oferece benefícios fiscais e em contrapartida exige que o contribuinte renuncie ao direito de ação, postulado no rol de direitos fundamentais do artigo 5º da Constituição Federal. A análise do presente trabalho proporcionará ao leitor um entendimento acerca do alcance e dos efeitos da confissão exigida pelo Estado, à luz do princípio da legalidade. Proporcionará, ainda, uma análise dos critérios que podem ser utilizados para avaliar a constitucionalidade dessas exigências. São vários os motivos que levam o contribuinte a se submeter às exigências da legislação que institui parcelamentos tributários, dentre eles a necessidade de obtenção de certidão de regularidade fiscal. Não são raras as situações em que o contribuinte, ciente da ilegalidade de seus créditos tributários, renuncia ao direito de ação e adere a tais parcelamentos, com o objetivo de alcançar a famigerada regularidade fiscal, ou ainda com a intenção de afastar a possibilidade de ação penal. Após a leitura do presente estudo, será possível observar situações, em que a manifestação de vontade de aderir a tais parcelamentos, é viciada, seja por erro ou coação, o que proporciona a possibilidade de discutir judicialmente os créditos, ainda que parcelados.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Norte do Paraná - UENP. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo PROJURIS/ FIO.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos, Bacharel em Ciências Contábeis Pelas Faculdades Integradas de Ourinhos, Bacharel em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec Ourinhos
Publicado
2017-01-27
Como Citar
PADILHA, Elisângela; ALVARAZ, Leandro. A renúncia a direitos fundamentais nos parcelamentos tributários. Revista de Artigos do 1º Simpósio sobre Constitucionalismo, Democracia e Estado de Direito, [S.l.], jan. 2017. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/1simposioconst/article/view/1152>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Seção
Direitos Fundamentais, Judicialização da Política, Politização do Direito