TY - JOUR AU - Bricce, Bruno Roberto AU - Silva, Patrick Pedreira AU - Martins, Henrique Pachioni AU - da Silva, Elvio Gilberto PY - 2016 TI - APLICAÇÃO DO ALGORITMO KNN PARA CONTROLE DE MOVIMENTOS DE NPCS EM UM AMBIENTE DINÂMICO (JOGO) JF - REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866; v. 9 n. 1 (2016): Revista Eletrônica de Graduação - REGRAD - do UNIVEM KW - Inteligência Artificial N2 - A Inteligência Artificial (IA) faz com que a máquina tenha a capacidade de criar estratégias, aprender, reconhecer padrões ou encontrar as melhores soluções possíveis, simulando a forma de raciocínio de um ser humano. Nesse projeto foi desenvolvido um jogo na linguagem JavaScript utilizando o motor gráfico Unity 3D, com objetivo de aplicar o algoritmo KNN para movimentação de um personagem não controlado (NPC). O jogo foi feito em 2D, com interface simples e clara, para qualquer tipo de jogador (usuário), poupando de uma longa aprendizagem para começar a jogar. O objetivo do jogo é armazenar as jogadas do usuário e realizar o aprendizado de máquina para que no fim o jogador possa ver como o NPC se sairá jogando sozinho, com base nas jogadas realizadas anteriormente, ou seja, quanto mais o usuário jogar mais o computador irá aprender sobre o jogo. Através de testes realizados nesse projeto foi possível verificar que o algoritmo K-NN implementado no NPC condiz com o que foi proposto. Este trabalho também apresenta a importância de avaliar formas de inteligência artificial para jogos eletrônicos. UR - https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1317