TY - JOUR AU - Barbosa, Guilherme Correa AU - Cobayashi, Kaori AU - de Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira PY - 2017 TI - ATITUDES DOS TRABALHADORES DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL FRENTE AO USO DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO JF - REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866; v. 10 n. 01 (2017): Revista Eletrônica de Graduação - REGRAD - do UNIVEM KW - Atitude do pessoal de saúde; Álcool; Alcoolismo; N2 - O objetivo foi verificar as atitudes dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas – CAPSad frente às habilidades de identificação para ajudar os pacientes alcoolistas. Tratou-se de um estudo do tipo descritivo, exploratório e transversal.  Foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas de um município no interior do Estado de São Paulo, coletados entre março a maio de 2015. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário sociodemográfico e a aplicação da Escala de Atitudes frente ao álcool, alcoolismo e alcoolista – EAFAAA. Os dados serão processados por meio do programa SPSS, versão 13.0, envolvendo a análise descritiva dos dados. A maioria constituiu-se de mulheres (94,12%), brancos (88,24%), casados ou com companheiro (52,94%) e com pós-graduação completa (64,71%). Em relação à idade, observa-se que a maior proporção dos profissionais estava na faixa etária de 41 a 50 anos de idade (52,92%). Do total da amostra, 70,58% revelou trabalhar em CAPSad por 8 anos ou mais. Os trabalhadores tiveram uma atitude intermediaria frente ao Álcool, ao Alcoolismo e ao Alcoolista sendo de 3,74 (dp 0,32). Destaca-se a importância do entendimento e a compreensão dos trabalhadores de CAPS-AD ao conhecimento sobre a dependência de álcool, como uma patologia e sem um preconceito estabelecido, sendo um fator de influência fundamental para o exercício da profissão e o cuidado aos clientes envolvidos com tal substância, oferecendo o seu maior potencial para atuar de modo eficiente em conjunto com esses pacientes. UR - https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1842