Justiça: o que é fazer a coisa certa?

  • Maria Carolina Santini Pereira da Cunha Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho desempenha uma releitura do livro “Justiça: o que é fazer a coisa certa?”, escrito por Michael Sandel, cuja obra disponibiliza a sabedoria de Aristóteles, Immanuel Kant e John Rawls no âmbito das teorias da justiça traçadas pelo autor. Tal concepção forma uma percepção contemporânea em teorias filosóficas tradicionais, a fim de submeter os leitores ao pensamento crítico. O filósofo, que é professor da Universidade de Harvard, distingue e aclara predicados do estilo de vida norte-americano. Justiça trata de demandas sobre legislação e ética, e uma idealização de arranjo da sociedade. Com isso, moderniza com ilustraçõescotidianas estadunidenses universais com êxito e fama internacional.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora na Área de Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica. Possui Curso Superior de Complementação de Estudos em Linguagem e Comunicação para a Área Jurídica; Extensão Universitária em Filosofia e Direito; Grupo de Estudos de Teoria Geral do Processo Civil; Extensão Universitária em Violência: Aspectos Psicológicos, Biológicos e Sociais; Curso de Argumentação Jurídica. Participante de diversos Grupos de Estudos na PUCRS.
Publicado
2017-10-30
Como Citar
SANTINI PEREIRA DA CUNHA, Maria Carolina. Justiça: o que é fazer a coisa certa?. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 10, n. 01, p. 129 - 146, oct. 2017. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1727>. Acesso em: 19 apr. 2024.

Palavras-chave

Filosofia do Direito; Teorias da Justiça; Sandel