O LÍDER FACILITADOR: QUEBRANDO O PARADIGMA DE HIERARQUIA

  • Ana Paula Gonçalves Estudante de Graduação do Curso de Administração no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem
  • Célia de Oliveira de Santana Doutora pela PUC-SP, Professora do Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem

Resumo

Entender o fenômeno da liderança é de extrema importância na gestão de pessoas, pois a forma como o líder age pode causar impactos positivos ou negativos aos seus liderados, influenciando no desempenho de qualquer tipo de organização. Num mundo que se transforma a cada instante, o papel da liderança nas organizações se torna um processo cada vez mais importante, pois representa o elemento que movimenta muitas dessas mudanças. Desta maneira, é exigido cada vez mais dos profissionais que ocupam o cargo de liderança. Muitos dos paradigmas estão se renovando, trazendo novos conceitos que gradativamente se consolidam. Sendo assim, a liderança nos tempos atuais, não deve ser mais exercida com posições de hierarquia rígidas, onde o líder comanda e controla tudo de maneira arbitrária. O líder atual tem que saber lidar com as pessoas, pois é através delas que os objetivos da organização são atingidos. Torna-se, deste modo, imprescindível cuidar da motivação, satisfação e condições de trabalho do colaborador. O líder deve servir a sua equipe no sentido de orientá-la para novos objetivos, de criar desafios e principalmente no desenvolvimento de suas competências. É o que está descrito no presente artigo, conceitos de liderança, dando ênfase ao líder servidor e também a tabulação de uma pesquisa empírica junto aos gestores de uma empresa.
Publicado
2016-08-22
Como Citar
GONÇALVES, Ana Paula; SANTANA, Célia de Oliveira de. O LÍDER FACILITADOR: QUEBRANDO O PARADIGMA DE HIERARQUIA. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 49-66, aug. 2016. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1743>. Acesso em: 15 dec. 2017.

Palavras-chave

Liderança. Organizações. Gestão de Pessoas