ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E AUXÍLIOS À PESQUISA DO PROGRAMA BIOEN-FAPESP NO ESTADO DE SÃO PAULO

  • João Vitor Greggio Ferreira Univem
  • Vitor Bastianik Nascimento Univem

Resumo

Energia é o trabalho realizado para produção de força e potência. Dentre as fontes de energia, existem as energias renováveis e as fósseis. Podemos citar como exemplos de energia fosseis: Petróleo, Gás natural e Carvão. Já como fontes renováveis temos entre elas: Hidrelétrica, Solar, Eólica, Geotérmica e Bioenergia. A bioenergia vem a ser uma das mais importantes alternativas para o futuro tendo em mente que o petróleo e outras fontes de energia tendem a acabar um dia. A bioenergia deve vir a ser indispensável, principalmente para os países tropicais, justamente aqueles países mais pobres e que por isso, não utilizam de recursos e de conhecimento para desenvolver alternativas de alta tecnologia. O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) teve seu início em 2008 e possui como objetivo o incentivo e a associação de atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando industrias e laboratórios acadêmicos a fim de propiciar a evolução do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção de bioenergia no país. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a distribuição de bolsas e auxílios de pesquisa do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Para realização deste trabalho, foi adotado uma estrutura metodológica de caráter científico, de natureza aplicada. Em relação a abordagem utiliza-se a metodologia qualitativa e com relação ao objetivo, trata-se de uma pesquisa descritiva. No resultado da pesquisa analisou-se

a distribuição dos projetos do BIOEN. Neste estudo, constatamos que houve um crescimento respeitável no número de bolsas e auxílios que fomentam as pesquisas relacionadas a energia renovável, com foco em bioenergia desde o início do programa BIOEN.
Publicado
2017-10-31
Como Citar
GREGGIO FERREIRA, João Vitor; BASTIANIK NASCIMENTO, Vitor. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E AUXÍLIOS À PESQUISA DO PROGRAMA BIOEN-FAPESP NO ESTADO DE SÃO PAULO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 10, n. 01, p. 366 - 376, oct. 2017. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2074>. Acesso em: 16 dec. 2017.

Palavras-chave

Bioenergia, FAPESP, BIOEN