PROJEÇÕES ÉTICAS E INOVAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

  • José Ribeiro Leite Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha - Mantenedora do Centro Universitário Eurípides de marília - UNIVEM.
  • Danielle Carvalho Vaidello UNIVEM
  • Lidiane Lima Estrela UNVEM
  • Thamires Thawane Silva Freitas UNIVEM

Resumo

RESUMO

A recorrência a ética para a convivência social e profissional é antiga e a cada dia fica mais acentuada já que a sua falta compromete a sociabilidade fora e dentro das organizações, gerando impactos nos resultados esperados em todos os níveis de convivência. A vida em sociedade, estendida aos mais diferentes espaços organizacionais, é afetada pela ética ou pela sua ausência, o que torna a ética condição necessária à sociabilidade. Isso porque, a ética, combinada com a moral, é reconhecida como uma conduta preventiva e reguladora da sociabilidade, que, atualmente, é muito mais complexo que antes, isto é, o homem ocupa mais posições (status) do que antes, aumentando assim os papeis sociais, os compromissos, as expectativas comportamentais e responsabilidades nas relações com os outros. A ética é um componente cultural e social presente nas diferentes instituições, seja como normas para a conduta, seja como reflexão da moral praticada na vida organizacional. É um assunto abrangente, que tem a ver com a vida de muitas categorias profissionais, o que justifica a escolha desse tema, que se limita a analisar as projeções éticas para os profissionais da administração, a partir de suas representações, a partir do que eles pensam e esperam do administrador. Para isso, foram utilizadas fontes bibliográficas, documentais e pessoas, o que classifica a pesquisa, quanto aos procedimentos técnicos e metodológicos, como pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento, sendo esta desenvolvida junto aos alunos do 8º termo do Curso de Administração, os quais elegeram a ética como a projeção mais significativa para os profissionais da administração.

 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Licenciatura em Filosofia, Mestre em Deucação de Adultos; professor nos Cursos de Administração de Empresas, Ciências contábeis e Direito; membro dos grupos de pesquisa: Reflexões sobre educação jurídica brasileira e produção, tecnologia e formação profissional.
Publicado
2017-10-30
Como Citar
LEITE, José Ribeiro et al. PROJEÇÕES ÉTICAS E INOVAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 10, n. 01, p. 90 - 103, oct. 2017. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2140>. Acesso em: 16 dec. 2017.

Palavras-chave

Ética, Moral, Administrador, Organização, Formação profissional.