CRIAÇÃO DE EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA: UM ALGORITMO QUE ANALISA, QUALIFICA E QUANTIFICA OS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS versus A EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA DE KANITZ.

  • Wagner Shibuya
  • William Botelho Lopes
  • Luís Fernando Manfrim

Resumo

O termômetro de insolvência de Kanitz, utilizado para prever falência das empresas foi um dos modelos pioneiros no Brasil na década de 70. Ao divulgar seu modelo, Kanitz não explica como chegou na fórmula de cálculo, dizendo tratar-se de um ferramental estatístico. Porém, há muito já foi desmistificado o ferramental estatístico utilizado pelo autor. Kanitz desenvolveu uma fórmula geral de uso padrão para todas as empresas, que é utilizada em muitos casos; no entanto, este artigo em sua abrangência teórica e prática têm por objetivo elaborar um cálculo de solvência baseado em premissas específicas de empresas do ramo metalúrgico. Propõe-se neste artigo construir um indicador de insolvência com base na equação de Regressão Linear Múltipla aplicada ao segmento de Metalurgia e, a partir dos dados coletados é possível identificar o estado de Solvência das empresas e o quanto isso atinge a saúde financeira de curto e longo prazo; por fim realiza-se um comparativo de resultados entre o Algoritmo criado na pesquisa e o Indicador de Kanitz; demonstrasse neste comparativo a superioridade do Algoritmo em detrimento à aplicação da Equação Padrão descontextualizada dos novos cenários econômicos das empresas.

Biografia do Autor

Wagner Shibuya

Estudante de Graduação do Curso de Administração no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem. E-mail: wagnershibuya@hotmail.com

William Botelho Lopes

Estudante de Graduação do Curso de Administração no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem. E-mail: william.botelho35@hotmail.com

Luís Fernando Manfrim

Professor do Curso de Administração no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem

Publicado
2018-08-28
Como Citar
SHIBUYA, Wagner; LOPES, William Botelho; MANFRIM, Luís Fernando. CRIAÇÃO DE EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA: UM ALGORITMO QUE ANALISA, QUALIFICA E QUANTIFICA OS INDICADORES FINANCEIROS DE EMPRESAS versus A EQUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA DE KANITZ.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 43 - 60, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2594>. Acesso em: 23 sep. 2018.