DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

  • Luiz Bertonha Junior Instituição Toledo de Ensino
  • Mário Donizeti do Nascimento
  • Roberval Modesto Cunha ITE

Resumo

Falar de tecnologia e inovação, sem falar das quatro ciências básicas que, verdadeiramente, são as que mais contribuem para qualquer desses processos, seria um descaso. Todos os maiores avanços, produzidos pelo homem, em qualquer área do conhecimento, nesses dois últimos séculos, tiveram como suporte as bases da biologia, química, física e matemática. No ranking PISA divulgado em 2016, o Brasil está 66ª posição na matemática e 59ª em leitura. Uma sociedade que deseja se destacar no mundo globalizado, nas áreas de ciências, tecnologia e inovação, não pode descuidar-se da formação de seus jovens. Os reflexos desta pseudo-educação chegam aos bancos universitários, impondo aos docentes, responsáveis pela formação profissional, um desafio sobre-humano na tentativa de salvação de uma minoria de jovens dedicados na busca de conhecimento. A grande maioria do alunado chegam as IES com déficit de formação na área de exatas, e o pior, não se dedica ao aprendizado, principalmente na matemática.

Biografia do Autor

Mário Donizeti do Nascimento

Mestre em Energia pela Unesp de Botucatu. Professor de Matemática e de Estatística do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade Iteana de Botucatu

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Energia pela Unesp de Botucatu. Professor de Matemática Financeira e Análise de Investimentos no Centro Universitário de Bauru e na Faculdade Iteana de Botucatu.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
BERTONHA JUNIOR, Luiz; NASCIMENTO, Mário Donizeti do; CUNHA, Roberval Modesto. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 294 - 308, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2632>. Acesso em: 19 apr. 2024.