PRODUÇÃO ACADÊMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS TECNÓLOGOS EM FORMAÇÃO

  • Rita de Cássia Giusti Xavier Faculdade de Tecnologia de Americana
  • Lucas Lacava Faculdade de Tecnologia de Americana
  • Arnaldo Assis Ferreira Faculdade de Tecnologia de Americana
  • Maria Elizete Luz Saés Faculdade de Tecnologia de Americana

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de pesquisa desenvolvida por graduandos em Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Tecnologia de Americana (SP). A pesquisa objetivou a investigação sobre o uso e a influência das tecnologias digitais nas práticas de leitura e escrita que ocorrem na esfera acadêmica, bem como a reflexão sobre a contribuição desses mecanismos no desenvolvimento da competência leitora e escritural dos tecnólogos em formação. A revisão bibliográfica apoiou-se em aspectos relacionados ao letramento acadêmico, na perspectiva do letramento como prática social (LEA e STREET, 2014), bem como em questões advindas da relação das tecnologias com as práticas de letramento (FIAD e MIRANDA, 2014). A partir do aporte teórico levantado, foram elaborados questionários com o objetivo de coletar dados que permitiram identificar os principais gêneros textuais e tecnologias digitais utilizadas no contexto acadêmico, bem como a relação das tecnologias com a produção oral e escrita dos alunos, nas diversas disciplinas dos cursos superiores de tecnologia. Os resultados indicam a importância de uma reflexão contínua sobre as práticas de letramento em virtude dos contextos de aprendizagem em constante mudança, principalmente devido ao uso e influência das tecnologias digitais.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
XAVIER, Rita de Cássia Giusti et al. PRODUÇÃO ACADÊMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOS TECNÓLOGOS EM FORMAÇÃO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 404 - 420, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2636>. Acesso em: 24 apr. 2024.