A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO EDUCACIONAL

  • Thiago Gravatin Hilário do Nascimento Fatec Garça
  • Cláudia Maria Bernava Aguillar FATEC

Resumo

A educação auxilia no desenvolvimento de uma sociedade e impacta de maneira positiva sobre esta em várias vertentes, melhora o nível de instrução, gera um aumento no salário futuro do indivíduo além de ser o início da vida social do mesmo. O objeto central de estudo desta pesquisa pode ser resumido em uma pergunta: A cultura organizacional influencia o aprendizado na instituição de ensino? Este trabalho se justifica, pois, é possível reduzir a evasão escolar e o analfabetismo funcional com mudanças de atitude e consequentemente mudanças na cultura organizacional da instituição, a partir do momento que a qualidade do ensino é elevada e o educando deseja aprender, a médio e longo prazo toda a produção acadêmica apresentará uma evolução quantitativa e qualitativa. Além de fornecer aos funcionários, docentes, discentes e pais uma melhora no clima da instituição e nas relações pessoais existentes. A metodologia empregada foi a utilização de pesquisa bibliográfica para a construção do quadro teórico, aplicação de instrumento de pesquisa contendo quarenta questões utilizando a escala de Likert para obter resultados qualitativos com o auxílio de tratamento estatístico. Foi possível identificar que a cultura organizacional escolar possui vários valores e crenças positivos como o respeito e a confiança para com o professor e o reconhecimento da escola como local de aprendizado, ficou evidente que a maioria dos problemas evidenciados na cultura organizacional são causados por falta de conhecimento e falta de valorização das diversidades além da solução dos conflitos existentes serem realizados por meio da dominação. O professor precisa se tornar um protagonista saudável para se ter um ambiente apropriado ao aprendizado.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora da disciplina Sociologia das Organizações, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Garça – FATEC GARÇA.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
HILÁRIO DO NASCIMENTO, Thiago Gravatin; AGUILLAR, Cláudia Maria Bernava. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO EDUCACIONAL. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 349 - 364, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2645>. Acesso em: 23 sep. 2018.