AS INTERFERÊNCIAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: contribuições da Gestão Empresarial para a prática profissional do Gestor Educacional.

  • Thiago Gravatin Hilário do Nascimento Fatec Garça
  • Cláudia Maria Bernava Aguillar FATEC

Resumo

Este estudo foi estruturado em torno das seguintes questões: a cultura organizacional é importante para manter os alunos estimulados nas escolas? As teorias da administração de empresa sobre cultura organizacional podem contribuir na gestão escolar? Objetivouse analisar de que maneira a cultura organizacional influência no processo ensinoaprendizagem, colaborando para a prática profissional do gestor escolar. Entende-se que é possível reduzir a evasão escolar e o analfabetismo funcional por meio de mudanças na cultura organizacional de uma escola. Dessa forma, este trabalho se justifica por colaborar na compreensão da influência das relações sociais e da cultura organizacional no processo ensino-aprendizagem, para diagnósticos e soluções de alguns problemas educacionais, por contribuir na prática profissional do gestor educacional. O trabalho se desenvolveu alicerçado na pesquisa exploratória-descritiva para uma maior familiaridade com o problema e descrição das características do fenômeno estudado. Como pesquisas meios, utilizou-se do estudo bibliográfico para a construção do quadro teórico e do estudo de caso em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental da cidade de Garça-SP. Fez-se uso da pesquisa quantitativa com aplicação de questionário aos alunos matriculados em duas turmas de oitavo ano. O trabalho empírico foi realizado por meio da técnica de análise estatística, com questões na escala de Likert. Verificou-se que a escola analisada precisa melhorar a relação professor e aluno que aparentemente está desgastada, pois os conflitos são solucionados por meio da dominação, não existe uma gestão participativa e os gestores não conhecem as diversidades dos sujeitos sociais presentes no cotidiano da escola. Concluiu-se que a cultura organizacional é importante para manter os alunos estimulados nas escolas e que as teorias da administração de empresa podem contribuir nas práticas cotidianas de um gestor escolar. 


 


PALAVRAS-CHAVE: Cultura Organizacional. Interferências. Gestão Escolar.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora da disciplina Sociologia das Organizações, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Garça – FATEC GARÇA.

Publicado
2018-08-28
Como Citar
HILÁRIO DO NASCIMENTO, Thiago Gravatin; AGUILLAR, Cláudia Maria Bernava. AS INTERFERÊNCIAS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: contribuições da Gestão Empresarial para a prática profissional do Gestor Educacional.. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 349 - 364, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <http://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2645>. Acesso em: 15 nov. 2018.