PERFIL DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES REPRESENTAÇÕES DISCENTES

  • Alam Campos da Silva UNIVEM
  • Francine de Paula Campos UNIVEM
  • José Ribeiro Leite UNIVEM

Resumo

“Cada um tem seu gosto”! “Gosto não se discute”. Será? Estas frases são ouvidas muitas vezes quando as pessoas discutem preferências, independentemente do que estejam discutindo. Com relação aos bons professores também não é muito diferente, seja para os professores, para os pais ou para os alunos etc., cada um tem seu gosto. São muitas e diversificadas as expectativas relacionadas ao professor, seja qual for o nível em que ele atua. A complexidade dos papeis dificulta o entendimento do que seria, de fato, o professor ideal. Este é o tema dessa pesquisa que tem por objetivo a captação de ideias, de informações, de representações discentes que ajudem a descrever o perfil do bom professor, daquele que melhor atende as expectativas do estudante do Ensino Superior. Em outras palavras, tem por objetivo identificar e analisar o que o estudante idealiza por bom professor, por professor ideal e daí, construir conhecimentos que possam orientar ações pedagógicas relacionadas à formação e atuação dos professores. A pesquisa é bibliográfica e de levantamento, descritiva, foi realizada com a identificação, seleção e análise de textos relacionados ao tema e de um formulário onde os estudantes puderam apontar suas concepções a respeito do que seria o professor ideal. O estudo permite afirmar que, da mesma forma que as pessoas se referem a uma série de outras coisas, quando fazem referencia ao bom professor para a formação de administradores, cada um também tem seu gosto, embora os alunos gostem mais daqueles que dominam o conteúdo da disciplina ministrada e os que sabem ensinar. Estes são os que agradam mais.  Como se diz, gosto é gosto, o que fazer?

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marilia; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Marilia. Atualmente é professor do Centro universitário Eurípides de Marilia – UNIVEM

Publicado
2018-08-28
Como Citar
SILVA, Alam Campos da; CAMPOS, Francine de Paula; LEITE, José Ribeiro. PERFIL DE PROFESSORES PARA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES REPRESENTAÇÕES DISCENTES. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 69 - 109, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2744>. Acesso em: 28 mar. 2024.