DOZE ANOS DE MESTRADO EM DIREITO DO UNIVEM: FORMANDO DOCENTES PARA O BRASIL

  • Raquel Cristina Ferraroni Sanches UNIVEM
  • Melissa Zani Gimenez UNIVEM

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por finalidade relatar, em síntese, a história dos doze anos de Mestrado FEESR-UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, que durante esse período tem formado mestres docentes que trabalham por todo país, de forma eficiente e com competência. Profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho e são considerados como referenciais de professores, que se formaram e obtiveram uma base sólida de responsabilidade e envolvimento com a formação docente junto ao UNIVEM. Faz-se uma análise da sua história na primeira década de existência e se preconiza que os próximos anos serão dedicados a construir a excelência na formação do docente e do pesquisador, tendo como base a pesquisa e a produção científica. Salienta-se que inúmeros foram os desafios enfrentados pelo Mestrado para tornar-se um exemplo de destaque e sucesso perante o Sistema de Avaliação da CAPES. Por fim, analisa os principais fatos históricos do Mestrado que o diferencia na escolha por parte dos seus egressos, tendo em vista o enfoque teórico humanístico que o distingue da maioria dos cursos de pós-graduação em Direito, porque visa não somente o desenvolvimento do ser docente, mas do ser humano em sua integridade.

Palavras-chave: Pós-graduação. Mestrado em Direito. Investigação científica. Formação docente.

Abstract: This article is intended to report, in summary, the story of the twelve years of Master FEESR-University Center, SBA, Euripides of Marília, which during that period have formed masters teachers who work throughout the country, efficiently and competently. Professionals who are entered in the labour market and are considered as benchmarks of teachers who have graduated and obtained a solid foundation of responsibility and involvement with teacher training by the SBA. It is an analysis of his story in the first decade of existence and recommends that the next years will be dedicated to building excellence in the training of teacher and researcher, based on scientific research and production. It should be noted that many were the challenges faced by the master's degree to become a prominent and successful example before the CAPES evaluation system. Finally, analyses the main historical facts of the master that sets it apart in the choice of its graduates, the humanistic theoretical approach that distinguishes it from most postgraduate courses in law, because it aims to not only the development of the teaching, but a human being in its entirety.

Keyword: Graduate. Master in Law. Scientific research. Teacher training.

Biografia do Autor

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Pró-reitora de Graduação, Coordenadora Pedagógica e docente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília/UNIVEM. Pesquisadora com experiência na área de gestão com ênfase em Avaliação Institucional, educação de adultos e ensino universitário, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino jurídico, ensino-aprendizagem, avaliação institucional, projeto pedagógico, qualidade, currículos e conteúdos, CPA e SINAES. Líder do Grupo de Pesquisa EnJur – Reflexões Sobre o Ensino Jurídico Brasileiro, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.
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Advogada, professora, Mestranda no Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM, Pós-Graduada na Rede de Ensino Luís Flávio Gomes. Bolsista CAPES/CNPQ. Dedica-se à pesquisa acadêmica relativa ao tema da criança e adolescente no Grupo de Pesquisa: GEP - Grupo de Estudos, Pesquisas, Integração e Práticas Interativas – sob a liderança dos Professores Lafayette Pozzoli e Clarissa Chagas Sanches Monassa, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.
Publicado
2014-01-04
Como Citar
SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni; GIMENEZ, Melissa Zani. DOZE ANOS DE MESTRADO EM DIREITO DO UNIVEM: FORMANDO DOCENTES PARA O BRASIL. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 12, jan. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/412>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v12i1.412.
Seção
Artigos Seção Geral