APONTAMENTOS CRÍTICOS PARA TRATAR A QUESTÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO

  • José Geraldo Poker Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP (Marília)
  • Giovana Poker UNESP

Resumo

A crença na existência de uma crise ecológica que afetaria o futuro do planeta, é um dos fatores causadores do aparecimento da preocupação ecológica, que resulta na adoção de práticas não predatórias de consumo e de relações mais respeitosas com os seres não-humanos. Este ensaio parte do pressuposto da existência de uma questão ambiental, e tem como objetivos investigar algumas das causas culturais da ação predatória humana, e apontar possíveis meios pelos quais a questão ambiental possa ser tratada criticamente para a busca de superações. Segue-se o raciocínio de que a sociedade ocidental, como complexo de relações sociais, o capitalismo, enquanto modo de produção de utilidades e o direito racional, todos são decorrências da racionalidade moderna, uma lógica cognitiva e moral que transforma pessoas e natureza em instrumentos de satisfação de interesses individuais. No entanto, apesar de ser identificada como a fonte causadora da questão ambiental, a racionalidade moderna carrega consigo o potencial crítico suficiente para propiciar o desenvolvimento do respeito ecológico, necessário para equacionar e superar a questão ambiental, à medida que venha a ser aplicado como princípio na redefinição da relação dos seres humanos consigo mesmos e com a natureza. E a racionalidade moderna também pode tornar o capitalismo mais eficiente no uso e reutilização de materiais, de maneira a consumir cada vez menos recursos do planeta para satisfazer as necessidades humanas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, professor assistente-doutor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais (GEO-Unesp).
##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda em Direito pelo UNIVEM e integrante do Grupo de Pesquisa Gramática dos Direitos Fundamentais. Bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: giovanapoker@hotmail.com 
Publicado
2014-12-15
Como Citar
POKER, José Geraldo; POKER, Giovana. APONTAMENTOS CRÍTICOS PARA TRATAR A QUESTÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 13, p. 110-130, dec. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/492>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v13i0.492.
Seção
Artigos Seção Geral