Educação por trás das grades: direito, necessidade e contribuição

  • José Ribeiro Leite

Resumo

Seja fora ou dentro da prisão, a educação escolar é um elemento necessário ao desenvolvimento humano, profissional e à vida social. também um direito garantido na Constituição Brasileira, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto do Menor e do Adolescente. No entanto, mais de 2/3 da população carcerária não concluíram o ensino fundamental, somente 3% terminaram o ensino médio e 10% dos encarcerados são considerados analfabetos. Sabendo que a educação não pode tudo, mas que por alguma coisa, penso uma prática educacional capaz de substituir as práticas repressivas, vigilantes e punitivas que levam à reincidência penitenciária e criminal, por uma prática caracterizada pela solidariedade, confiança, responsabilidade, ética, pelo diálogo e pelo compromisso social. Penso num espaço onde o preso possa participar ativamente do processo educacional e socializador, sendo ao mesmo tempo um espaço de transmissão e produção de conhecimento que possa propiciar ao homem preso novas expectativas de vida através do trabalho solidário e ético do educador e de outros envolvidos com a sua socialização.

Publicado
2011-08-22
Como Citar
RIBEIRO LEITE, José. Educação por trás das grades: direito, necessidade e contribuição. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 1, n. 1, aug. 2011. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/50>. Acesso em: 19 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v1i1.50.
Seção
Artigos Seção Geral