DO DIREITO FUNDAMENTAL DO CONSUMIDOR À INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA COMO GARANTIA AO ACESSO À JUSTIÇA

  • Daniela Ferreira Dias Batista UNIVEM

Resumo

O presente artigo tem como objetivo favorecer reflexões sobre o direito básico do consumidor à inversão do ônus da prova, buscando facilitar o acesso à justiça e garantir a efetividade das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor Brasileiro. A importância do tema é evidenciada no dia-a-dia da atual sociedade capitalista e consumista em que vivemos, em que o consumo de produtos e serviços se tornou sinônimo de bem-estar pessoal e social. Assim a necessidade de efetivação das normas de consumo é de suma importância para combater os desequilíbrios nas relações de consumo para aquisição dos produtos e serviços considerados essenciais à condição de existência digna do ser humano. O estudo destaca a fundamentação constitucional da defesa do consumidor como garantia e direito fundamental, protegido rigorosamente pela Carta Magna brasileira, bem como trata dos fundamentos da inversão do ônus da prova no direito consumerista, seus requisitos e a polêmica sobre o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova nas demandas judiciais de consumo.  O acesso à justiça esperado com a inversão do ônus da prova representa a facilitação da defesa dos direitos do consumidor, buscando a efetivação das normas de consumo no Brasil para o alcance da justiça no acesso e na distribuição dos bens materiais de consumo, principalmente dos produtos e serviços considerados essências, observando o princípio da dignidade humana. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. Professora da disciplina de Direitos Difusos e Coletivos do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM. Professora das disciplinas de Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Agrário e Introdução ao Direito Público e Privado na Fundação Educacional Miguel Mofarrej – FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos). Membro do Grupo de Pesquisa “A intervenção do Poder Público na vida do indivíduo”. Realiza pesquisa na área de Direito do Consumidor. Advogada, especialista pela UEL – Universidade Estadual de Londrina/PR. E-mail: danieladbatista@gmail.com. 

Publicado
2014-12-15
Como Citar
BATISTA, Daniela Ferreira Dias. DO DIREITO FUNDAMENTAL DO CONSUMIDOR À INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA COMO GARANTIA AO ACESSO À JUSTIÇA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 13, p. 446-471, dec. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/511>. Acesso em: 20 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v13i0.511.
Seção
Artigos Seção Geral