Sobre o Portal

Organizado em forma de catálogo, o Portal de Revistas Eletrônica do UNIVEM oferece informação sobre a descrição bibliográfica dos títulos, a disponibilidade do formato eletrônico e as coleções das bibliotecas que cooperam com o Catálogo Coletivo.

O Portal abrange atualmente 12.900 títulos, dos quais:
  • cerca de 9.200 são indexados no Index Medicus/MEDLINE;

  • mais de 650 são indexados na LILACS;

  • 6.051 títulos têm, pelo menos, uma coleção registrada no Catálogo Coletivo;

  • mais de 4.300 registros contêm a informação sobre a disponibilidade e link de acesso ao formato eletrônico sendo que, dentre estes, cerca de 910 têm acesso gratuito ao texto completo dos artigos publicados.

Critérios de inclusão de títulos no Portal de Revistas Científicas da BVS

1 - Títulos de revistas científicas da área de Ciências da Saúde, nacionais e internacionais, indexados em bases de dados internacionais relevantes, incluindo: LILACS, Index Medicus/MEDLINE, Biological Abstracts, Excerpta Medica, Latindex e JCR - Journal Citation Report.

2 - Títulos de importância para áreas especializadas da BVS, de acordo com a indicação de seu Comitê Consultivo.

3 - Títulos com artigos em texto completo com formato eletrônico disponibilizados por meio de iniciativas internacionais como, atualmente, os Programas Portal Periódicos CAPES e HINARI, os adquiridos no ano corrente e os oferecidos de forma gratuita.

Ícones que facilitam identificar a disponibilidade de acesso ao texto completo

No Portal os ícones ao lado dos títulos das revistas indicam a disponibilidade, ou não, de acesso eletrônico ao texto completo dos artigos. Assim:

- texto completo disponível. Este acesso é condicionado a uma assinatura;

- texto completo com acesso gratuito/livre;

- texto completo não disponível em formato eletrônico.

 

Sobre este sistema de publicação