@article{REGRAD, author = {Ana Paula Terra e Márcia Otani e Antônio Júnior}, title = { SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES DE CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL // JOB SATISFACTION OF WORKERS OF CENTERS OF CENTERS PSYCHOSOCIAL ATTENTION}, journal = {REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866}, volume = {8}, number = {1}, year = {2015}, keywords = {Palavras-chave: Satisfação no emprego. Serviços de saúde mental. Equipe de assistência ao paciente. Atenção psicossocial //Key-words: Job satisfaction, Services in mental health, Team of assistance to the patient.}, abstract = {RESUMO A satisfação profissional é um importante elemento da relação do indivÃduo com o seu trabalho. Considerando a importância desta e a relevância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como uma estratégia para o tratamento psiquiátrico fora do âmbito hospitalar, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação de trabalhadores de saúde mental que atuam em CAPS. Para coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe Técnica com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), aplicada a 17 trabalhadores de dois CAPS de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados estatisticamente, considerando a distribuição de freqüência absoluta e percentual, a média para as diversas variáveis e o cálculo de tendência central da amostra total. Os resultados revelaram que os profissionais são indiferentes quanto à satisfação profissional. A avaliação da satisfação global é maior no CAPS-adulto do que no CAPS-ad e a qualidade dos serviços oferecidos foi o fator com maior grau de satisfação em ambos. As relações interpessoais configuram-se como fator de menor satisfação (média de 3,05 ±0,84) para os profissionais do CAPS-ad. No CAPS-adulto, o fator de menor satisfação está relacionado à s condições do trabalho (média de 3,21 ±0,42). Conclui-se que investimentos são necessários nos serviços de saúde mental, visando melhoria no processo de trabalho, por meio de supervisões clÃnico-institucionais ou outras estratégias que possam contribuir para o aumento da satisfação dos profissionais com o trabalho e para melhor atendimento à população.  }, issn = {1984-7866}, pages = {96--111}, url = {https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/941} }