TY - JOUR AU - Dobarro, Sergio Leandro Carmo AU - Sanches, Raquel Cristina Ferraroni PY - 2016 TI - A EDUCAÇÃO JURÍDICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO COMBATE ÀS VIOLAÇÕES DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NA OBRA “A LISTA DE SCHINDLER” JF - Revista Em Tempo; v. 14 (2015): REVISTA EM TEMPO KW - N2 - O presente artigo tem por finalidade expor a necessidade de uma educação que evolua da visão mecanicista para uma visão holística, promovendo uma didática baseada na reflexão e discussão junto aos docentes e discentes. Para tanto, utilizou-se a obra cinematográfica “A Lista de Schindler” como proposta e exercício para repensar o direito, por meio de análises, indagações, interpretações, considerações e variadas abordagens com vistas às violações cometidas pelo nazismo, desde a intolerância a violações da dignidade da pessoa humana. Assim, tem-se por objetivo a reflexão e discussão sobre o passado e a contemporaneidade do tema em pauta, bem como a promoção do raciocínio jurídico, com a ética da tolerância, o respeito à diversidade cultural e o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, por meio do qual a paz e a liberdade devem ser ativas. UR - https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/1288