@article{ET, author = {Samara Neves}, title = { O ensino do direito e a matriz positivista}, journal = {Revista Em Tempo}, volume = {7}, number = {7}, year = {2008}, keywords = {}, abstract = {O curso jurÃdico foi instalado no Brasil no século XIX. Sua criação, manutenção e controle foram exercidos de forma centralizada durante o Império. Na República houve algumas inovações, mas nada que o transformasse; permaneceu desvinculado da realidade social. Houve um aumento descontrolado do curso no paÃs, que despertou inúmeras preocupações e deu inÃcio à criação de Comissões para analisar o problema do ensino jurÃdico no Brasil. Verificou-se que um dos grandes problemas desse ensino se deve ao fato de seu conhecimento ser meramente informativo, transmitido. Os alunos que dele participam não aprendem a desenvolver um raciocÃnio que lhes permita interagir com os fatos sociais, tornando-os meros repetidores das leis vigentes.  Palavras Chaves: Ensino JurÃdico, Positivismo, Conhecimento.}, issn = {1984-7858}, pages = {76--89}, doi = {10.26729/et.v7i7.25}, url = {https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/25} }