A assinatura digital como prova de autoria do documento eletrônico

  • Mario Furlaneto Neto UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília
  • Giuliano Bellinetti UNIVEM - Centro Universitário Eurípides de Marília

Resumo

Para se investigar cientificamente a questão da assinatura digital como prova da autoria do documento eletrônico, fez-se necessário, inicialmente, através de uma revisão bibliográfica, abordar a conceituação de documento, desde sua origem etimológica, passando pela forma documental, até chegar ao conceito de documento eletrônico, para, posteriormente, dispor sobre a questão da assinatura digital. Assim, foram elencados aspectos como o código secreto, a assinatura digitalizada, a assinatura digital (criptografia simétrica e assimétrica) e a chave biométrica. Pode-se concluir ser a assinatura digital, por intermédio da criptografia assimétrica, meio hábil para garantir autenticidade, integridade e validade jurídica do documento eletrônico, porém, necessário se faz que a comunidade jurídica discuta cientificamente as resoluções e projetos de lei que abordam a matéria, como forma de contribuir para a melhoria do processo.

Palavras-chave: documento eletrônico, assinatura digital, criptografia assimétrica.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Delegado de Polícia, Mestre em Ciência da Informação pela UNESP de Marília, Professor de Processo Penal do UNIVEM, membro e pesquisador do NEPI.  E-mail: mariofur@flash.tv.br.
##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Direito no UNIVEM e membro do NEPI. E-mail: gbellinetti@ig.com.br
Publicado
2008-03-03
Como Citar
FURLANETO NETO, Mario; BELLINETTI, Giuliano. A assinatura digital como prova de autoria do documento eletrônico. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 7, n. 7, mar. 2008. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/20>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v7i7.20.
Seção
Artigos Seção Geral