Apresentação

  • NAPEX UNIVEM

Resumo

O periódico mantido pelo UNIVEM, Revista EM TEMPO, trabalha o princípio da interdisciplinaridade. Trata-se de um periódico do Curso de Direito e dos Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu em Direito do UNIVEM. Busca sempre uma melhor posição no Qualis Periódico CAPES e, por isto, segue os critérios estabelecidos pela área, notadamente quanto à indexação em bases de dados, já que isto faz com que a Revista Em Tempo possa ser amplamente difundida no meio acadêmico e social. É aberta à publicação de artigos da área de conhecimento do Direito, com atenção e cuidado especial com as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado do UNIVEM: Construção do Saber Jurídico e Crítica aos Fundamentos da Dogmática Jurídica.


O Univem é um centro universitário do interior paulista que também aposta na pesquisa e na extensão, sempre associado ao ensino. Está preparando um ambiente para a construção de um Parque Tecnológico para Marília. Podemos afirmar tratar-se de um forte relacionamento do UNIVEM com a sociedade. O Univem inaugurou recentemente um ambiente de empreendedorismo e inovação, o InnovaSpaceCoworking (http://www.innovaspace.com.br/) no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, no campus do UNIVEM. O CITec-Marília conta, também, com o Centro Incubador de Empresas de Marília – Ciem (http://ciem.univem.edu.br/). Ambos mantêm mais de 40 empresas de base tecnológica residentes nos modelos de incubação, pós-incubação e centros privados de inovação.


O UNIVEM tem intensificado esforços para um trabalho dentro do princípio constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Dentro deste contexto, algo que deve ser considerado é o fato do projeto de desenvolvimento econômico e social que o Brasil está incrementando. Isto exige um posicionamento seguro das universidades. É nesta direção que o UNIVEM tem se posicionado para dar sua contribuição na pesquisa científica, já que é uma maneira de produzir conhecimento para estar a serviço do desenvolvimento.


Para ilustrar, a implantação da plataforma EaD – Educação à Distância – está propiciando ao UNIVEM a oportunidade de levar sua pedagogia de ensino, pesquisa e extensão para outras praças acadêmicas do país. Também, nesta mesma linha, os alunos de pós-graduação – lato sensu - terminam seus cursos – no trabalho de conclusão - com a participação em uma startup, que é uma ideia inovadora, alguma coisa nunca criada ou pouco explorada, ou seja, a criação de um negócio que mudará a experiência do aluno quanto ao seu estudo, fazendo-o ter uma relação teoria prática simultânea. O mercado de trabalho está exigindo cada vez mais do profissional, que já não basta este ter conhecimentos teóricos e sim na realização de uma prática que busca a produção de novas ideias e conhecimentos. E o UNIVEM aponta neste rumo.


Por derradeiro, o trabalho desenvolvido pela Em Tempo está conectado à expectativa que o Univem tem na relação do direito e inovação, valendo-se do universo da tecnologia para melhor caracterizar o momento que vivemos na academia, ou seja, um olhar voltado para a chamada educação 4.0.


Boa leitura a você leitor e pesquisador e que os artigos aqui presentes possam ser instrumentos de crescimento da sua pesquisa.

Publicado
2019-01-11
Como Citar
UNIVEM, NAPEX. Apresentação. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 17, n. 01, p. 1 - 8, jan. 2019. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/2800>. Acesso em: 19 july 2019. doi: https://doi.org/10.26729/et.v17i01.2800.
Seção
Apresentação - Em Tempo UNIVEM