DESENVOLVIMENTO HUMANO E IGUALDADE DE GÊNERO

UMA ANÁLISE SOBRE O ASPECTO ECONÔMICO E POLÍTICO

  • Leilane Serratine Grubba IMED
  • Ana Carolina Messa IMED

Resumo

O artigo tem por tema a igualdade de gênero à luz do desenvolvimento humano equitativo e sustentável. Busca-se, como objetivo geral, analisar a igualdade de gênero no mundo contemporâneo à luz do Sistema Internacional das Nações Unidas. Especificamente, os objetivos são: (a) investigar a concepção de desenvolvimento humano equitativo e sustentável das Nações Unidas; (b) analisar a noção de igualdade de gênero das Nações Unidas; e (c) realizar um balanço sobre o progresso da igualdade de gênero no mundo, levando em consideração dois fatores, sendo eles o econômico e o político. Problematizam-se os avanços e os retrocessos no que se refere ao desenvolvimento humano e à igualdade de gênero, questionando: a partir dos relatórios de desenvolvimento humano, é possível afirmar que houve um progresso no que se refere à igualdade de gênero, considerando prioritariamente as áreas de ocupação das mulheres em parlamentos e igualdade salarial? A hipótese é positiva. Apesar das latentes desigualdades de gênero, parece ter havido um progresso no que se refere à igualdade de gênero, que se refletiu em um aumento da ocupação das mulheres em parlamentos e maior igualdade salarial.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Mestrado IMED e professora dos cursos de graduação da IMED e CESUSC.

Doutora em Direito (UFSC) e mestre em direito (UFSC)

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Direito pela Faculdade Meridional – IMED – e membro do Projeto de pesquisa e Extensão CineLaw (Cinema, Direitos Humanos e Sociedade: vias para o empoderamento) (CNPq/IMED/Instituto Interamericano de Derechos Humanos IIDH/ Youth for Human Rights YHRB).  

Publicado
2020-08-28
Como Citar
GRUBBA, Leilane Serratine; MESSA, Ana Carolina. DESENVOLVIMENTO HUMANO E IGUALDADE DE GÊNERO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 19, n. 1, aug. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3099>. Acesso em: 26 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v19i1.3099.
Seção
Artigos Seção Geral