O DIREITO À PAZ E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA

A RESOLUÇÃO ADEQUADA DE CONFLITOS FAMILIARES NA PROTEÇÃO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

Resumo

O presente artigo científico tem o objetivo de analisar o direito à paz e o seu reflexo no Direito de Família na contemporaneidade, especificamente nos conflitos familiares. Assim, se propõe a investigar se a resolução adequada de conflitos familiares verticaliza e efetiva o direito à paz no âmbito do Direito de Família. A metodologia de pesquisa é o dedutivo, com pesquisa bibliográfica com estudo de doutrinas e periódicos científicos da área. Após os materiais científicos coletados, pode-se concluir que a resolução dos conflitos familiares verticaliza e efetiva o direito à paz no âmbito do Direito de Família, assegura a proteção integral à pessoa e resguarda os direitos de personalidade e dignidade da pessoa humana envolvidos nenhum conflito familiar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

CLEIDE APARECIDA GOMES RODRIGUES FERMENTÃO

Doutora nas relações sociais – direito civil – pela UFPR Universidade Federal do Paraná, pós doutoranda pela UNISINOS – Universidade Vale do Rio dos Sinos-RS, graduação e mestrado em direito civil pela UEM Universidade Estadual de Maringá, pesquisadora do ICETI, professora da graduação e Programa de Mestrado e Doutorado da UNICESUMAR, membro do IBDFAM e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Advogada.

 

##submission.authorWithAffiliation##

ANA ELISA SILVA FERNANDES

Doutoranda em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR. Bolsista no Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares PROSUP/CAPES (módulo Bolsas) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas na UNICESUMAR. Mestre em Ciências Jurídicas com ênfase em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR Membra do grupo de Pesquisa: “Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade”. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Publicado
2022-08-01
Como Citar
GOMES RODRIGUES FERMENTÃO, Cleide Aparecida; SILVA FERNANDES, Ana Elisa. O DIREITO À PAZ E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 51 - 73, aug. 2022. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3165>. Acesso em: 19 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v21i2.3165.
Seção
Artigos Seção Geral