REFLEXOS DA ÉTICA PÓS-MODERNA NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE

  • Bruna Becari de Almeida UNICESUMAR
  • Marcus Geandré Nakano Ramiro UNICESUMAR

Resumo

O presente trabalho se dedica ao estudo da influência da ética pós-moderna nas transformações dos espaços sociais, especialmente quanto à proteção dos Direitos da Personalidade. As grandes inovações tecnológicas acentuaram o espírito de progresso e facilitaram a exposição dos direitos nas redes sociais. Diante disso, indaga-se sobre a relação entre a deterioração da ética tradicional e as ofensas aos direitos personalíssimos, investigando se os novos valores da pós-modernidade conseguem apresentar à sociedade um novo caminho que conduz ao bem e à proteção do ser humano em sua integralidade. Para tanto, vale-se de uma pesquisa interdisciplinar, de natureza qualitativa, utiliza-se o método de abordagem hipotético-dedutivo, da técnica de pesquisa por documentação indireta, por meio da pesquisa documental, concluindo-se que os novos valores encontram dificuldade em transmitir à sociedade caminhos que visam o desenvolvimento da consciência moral e, por consequência, a proteção dos direitos, em particular, dos direitos da personalidade.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar; Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Advogada; E-mail: bru.becari@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar (UniCesumar); Pesquisador Bolsista na Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Mestre e Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; bacharel em Direito e Música pela Universidade Estadual de Maringá; Advogado.

 

Publicado
2023-01-27
Como Citar
DE ALMEIDA, Bruna Becari; RAMIRO, Marcus Geandré Nakano. REFLEXOS DA ÉTICA PÓS-MODERNA NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 44 - 59, jan. 2023. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3489>. Acesso em: 26 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v22i1.3489.
Seção
Artigos Seção Geral