O PODER DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO PACIFICADOR OU DESTRUIDOR DE UMA NAÇÃO

  • Ana Cristina Neves Valotto Postal UNIVEM
  • Rodrigo Abolis Bastos UNIVEM
  • Paulo Cesar Dias UNIVEM

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo de como o Poder da Tecnologia da Informação pode influenciar uma guerra a ponto de ser um elemento crucial na pacificação ou destruição de uma nação. Este artigo pretende demonstrar um comparativo entre as principais guerras e a atual vivenciada entre a Rússia e a Ucrânia, bem como verificar o papel desempenhado para as mudanças tecnológicas e sociais derivadas do poder da informação, as quais, inclusive, possibilitaram o surgimento do novo paradigma tecnológico e social atual. Por meio da pesquisa bibliográfica verificou-se que as mudanças tecnológicas da informação favoreceram o surgimento de novas armas e estratégias tecnológicas. Finalmente veremos que o Poder da Informação Tecnológica impacta de forma importante as nações sendo um meio indireto e eficiente para conter conflitos, seja por seu caráter pacificador ou destruidor.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do UNIVEM, constituído pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, com área de concentração no tema DIREITO E ESTADO ERA DIGITAL.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do UNIVEM, constituído pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, com área de concentração no tema DIREITO E ESTADO ERA DIGITAL.

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-Doutor pela Faculdade de Direito de Coimbra. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo -FADISP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília, Especialista em Direito Processual e Formação em Magistério Superior pela Unisul, Especialista em Direito Ambiental pela EPM- Escola Paulista da Magistratura de São Paulo. Mestrado em Direito pelo referido Centro Universitário Eurípides de Marília. Especialista em Direito Penal Econômico pela Escola Paulista da Magistratura - São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito processual civil, prática na área processual cível e família. Instrutor de Mediação Judicial certificado pelo Conselho Nacional de Justiça.. Expositor de Oficinas de Divórcio e Parentalidade, certificado pelo Conselho Nacional de Justiça e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Facilitador no Programa Justiça Restaurativa, certificado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Professor Titular no Programa de Mestrado - UNIVEM - FUNDAÇÃO EURIPIDES SOARES DA ROCHA - MARILIA - MBA E GESTÃO EMPRESARIAL. Professor Instrutor no Curso de Mediação Judicial e Extrajudicial no Univem.

Publicado
2023-02-06
Como Citar
POSTAL, Ana Cristina Neves Valotto; BASTOS, Rodrigo Abolis; DIAS, Paulo Cesar. O PODER DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO PACIFICADOR OU DESTRUIDOR DE UMA NAÇÃO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 82 - 89, feb. 2023. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3494>. Acesso em: 24 apr. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v22i2.3494.
Seção
Artigos Seção Geral