A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO CULTURAL DE LEI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SABER JURÍDICO CONSTITUCIONAL
Resumo
RESUMO: Desenvolver uma consciência constitucional coletiva é medida de ordem no Estado Democrático de Direito, em sua atual fase cooperativa. O problema consiste em saber como materializar isso, razão pela qual, no presente artigo, se tratará de algumas propostas que podem auxiliar na disseminação deste fenômeno. Antes, mister se faz discorrer sobre algumas das concepções de Constituição existentes, para, depois, dar ênfase à de Peter Häberle, a qual melhor se esmiuçará. Ao fim, com o explícito intento de fomentar o saber jurídico constitucional, será emitido parecer com proposta sobre o tema.
Palavras-chave: Peter Häberle. Estado Constitucional Cooperativo. Concepção cultural de Constituição
ABSTRACT: Develop a collective constitutional consciousness is a mechanism of order in a Democratic State in its current cooperative phase. The problem is know how materialize it, why, this article will deal with some proposals that can assist in the dissemination of this phenomenon. Before, will be need talk about some of the existing conceptions of the Constitution, with emphasis on Peter Häberle. In the end, with the explicit purpose of promoting the constitutional legal knowledge, will be given an opinion about the theme.
Keywords: Peter Häberle. Cooperative Constitutional State. Cultural conception of the Constitution
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.