A HERANÇA HISTÓRICA DO NEGRO BRASILEIRO E O DILEMA ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS REDISTRIBUTIVAS E DE RECONHECIMENTO
Resumo
RESUMO: Busca-se, por um breve relato histórico sobre como se deu no Brasil a transição do negro do período da escravidão para a forma capitalista de produção, analisar as injustiças que pesam sobre a população negra até os dias de hoje e suas consequências para a mobilidade social do negro na sociedade contemporânea, bem como, eventuais soluções propostas pelos cientistas sociais para dirimir essas injustiças, notadamente as propostas por autores que analisam a problemática sob o prisma das teorias da redistribuição e do reconhecimento, suas propostas e problemas de articulação.
Palavras-chave: negro; escravidão; racismo; injustiça social; redistribuição; reconhecimento.
ABSTRACT: This paper intent to analyse, trough a brief historical report about how occurred the transition of brasilian black people to the slavery period for the capitalism, the diferent forms of injustice that reaches them nowadays and their consequences for the social mobility of the black people in our society, and the possible solutions submitted by the social scientists to settle this injustices, mainly the proposals made by authors who analyses the problem under the prism of the theories of redistribution and recognition, their proposals and articulation problems.
Keywords: black people; slavery; racism; social injustice; redistribution; recognition
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.