DOZE ANOS DE MESTRADO EM DIREITO DO UNIVEM: FORMANDO DOCENTES PARA O BRASIL
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por finalidade relatar, em síntese, a história dos doze anos de Mestrado FEESR-UNIVEM – Centro Universitário Eurípides de Marília, que durante esse período tem formado mestres docentes que trabalham por todo país, de forma eficiente e com competência. Profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho e são considerados como referenciais de professores, que se formaram e obtiveram uma base sólida de responsabilidade e envolvimento com a formação docente junto ao UNIVEM. Faz-se uma análise da sua história na primeira década de existência e se preconiza que os próximos anos serão dedicados a construir a excelência na formação do docente e do pesquisador, tendo como base a pesquisa e a produção científica. Salienta-se que inúmeros foram os desafios enfrentados pelo Mestrado para tornar-se um exemplo de destaque e sucesso perante o Sistema de Avaliação da CAPES. Por fim, analisa os principais fatos históricos do Mestrado que o diferencia na escolha por parte dos seus egressos, tendo em vista o enfoque teórico humanístico que o distingue da maioria dos cursos de pós-graduação em Direito, porque visa não somente o desenvolvimento do ser docente, mas do ser humano em sua integridade.Palavras-chave: Pós-graduação. Mestrado em Direito. Investigação científica. Formação docente.
Abstract: This article is intended to report, in summary, the story of the twelve years of Master FEESR-University Center, SBA, Euripides of Marília, which during that period have formed masters teachers who work throughout the country, efficiently and competently. Professionals who are entered in the labour market and are considered as benchmarks of teachers who have graduated and obtained a solid foundation of responsibility and involvement with teacher training by the SBA. It is an analysis of his story in the first decade of existence and recommends that the next years will be dedicated to building excellence in the training of teacher and researcher, based on scientific research and production. It should be noted that many were the challenges faced by the master's degree to become a prominent and successful example before the CAPES evaluation system. Finally, analyses the main historical facts of the master that sets it apart in the choice of its graduates, the humanistic theoretical approach that distinguishes it from most postgraduate courses in law, because it aims to not only the development of the teaching, but a human being in its entirety.
Keyword: Graduate. Master in Law. Scientific research. Teacher training.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.