PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL: FONTE DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE

  • Maristela Denise Marques de Souza Pontifícia Universidade Católica do Parana

Resumo

O objeto deste artigo é a análise, por meio de abordagem multidisciplinar, da publicidade lícita de consumo que ao mesmo tempo atenda sua função social – disseminação da informação clara, correta e precisa – estimule o desenvolvimento econômico sustentável, a consciência geral da coletividade de consumidores para uma cultura social, ética e equânime. Para tal objetivo examinar-se-á o arcabouço jurídico dos valores lícitos socioambientais na publicidade de consumo, explicitando a publicidade sustentável, como fonte de informação e educação para o consumo consciente, resgatando os valores socioambientais do século XXI, como metas para uma sociedade justa e igualitária, tendo sempre como premissa básica a dignidade humana como imperativo constitucional da justiça social.

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Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre pela PUCPR. Professora Adjunta da Graduação e Especialização em Direito - Escola de Direito da PUCPR. Advogada.E-mail: maristelamsouza@yahoo.com.br ; maristela.marques@pucpr.br

Publicado
2014-12-15
Como Citar
MARQUES DE SOUZA, Maristela Denise. PUBLICIDADE SUSTENTÁVEL: FONTE DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO CONSCIENTE. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 13, p. 285-315, dec. 2014. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/455>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.26729/et.v13i0.455.
Seção
Artigos Seção Geral