A ÉTICA DO CUIDADO NO TRATAMENTO DO INFRATOR COM TRANSTORNO MENTAL
Resumo
O presente artigo tem por objeto a questão da ética do cuidado no tratamento do infrator com transtorno mental. Deste modo, objetiva dialogar obre a fraternidade exteriorizada mediante a ética do cuidado no tratamento do infrator com transtorno mental que cumpre medidas de segurança nos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP's), visando evidenciar que é possível mudar a condição de marginalização deste grupo, quando se valorizar a subjetividade destes sujeitos, por força do princípio da dignidade da pessoa humana. Mediante o método hipotético-dedutivo, ancorado em materiais primários, tais quais: livros, textos da internet e demais artigos colhidos em obras, periódicos e legislação, parte dos argumentos gerais para os particulares pararesponder a problemática enfrentada no modelo terapêutico-punitivo-prisional dos HCTP's frente à perspectiva pautada na ética do cuidado.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.