APLICAÇÃO DO ALGORITMO KNN PARA CONTROLE DE MOVIMENTOS DE NPCS EM UM AMBIENTE DINÂMICO (JOGO)

  • Bruno Roberto Bricce Universidade do Sagrado Coração - USC
  • Patrick Pedreira Silva Universidade do Sagrado Coração - USC
  • Henrique Pachioni Martins Universidade do Sagrado Coração - USC
  • Elvio Gilberto da Silva Universidade do Sagrado Coração - USC

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) faz com que a máquina tenha a capacidade de criar estratégias, aprender, reconhecer padrões ou encontrar as melhores soluções possíveis, simulando a forma de raciocínio de um ser humano. Nesse projeto foi desenvolvido um jogo na linguagem JavaScript utilizando o motor gráfico Unity 3D, com objetivo de aplicar o algoritmo KNN para movimentação de um personagem não controlado (NPC). O jogo foi feito em 2D, com interface simples e clara, para qualquer tipo de jogador (usuário), poupando de uma longa aprendizagem para começar a jogar. O objetivo do jogo é armazenar as jogadas do usuário e realizar o aprendizado de máquina para que no fim o jogador possa ver como o NPC se sairá jogando sozinho, com base nas jogadas realizadas anteriormente, ou seja, quanto mais o usuário jogar mais o computador irá aprender sobre o jogo. Através de testes realizados nesse projeto foi possível verificar que o algoritmo K-NN implementado no NPC condiz com o que foi proposto. Este trabalho também apresenta a importância de avaliar formas de inteligência artificial para jogos eletrônicos.

Biografia do Autor

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Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru).

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Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2006)
Representante da Universidade Sagrado Coração , Brasil
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Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2014)
Professor Assistente da Faculdade de Tecnologia de Bauru , Brasil
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Doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2009)

Publicado
2016-08-22
Como Citar
BRICCE, Bruno Roberto et al. APLICAÇÃO DO ALGORITMO KNN PARA CONTROLE DE MOVIMENTOS DE NPCS EM UM AMBIENTE DINÂMICO (JOGO). REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 18-32, aug. 2016. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/1317>. Acesso em: 21 nov. 2024.

Palavras-chave

Inteligência Artificial