BREVES CONSIDERAÃ?Ã?ES SOBRE OS CRIMES CONTRA A HONRA PRATICADOS POR MEIO DA INTERNET
Resumo
ResumoPor meio de uma revisão bibliográfica e jurisprudencial, faz-se uma análise da tutela das honras objetivas e subjetivas pelo Direito Penal pátrio em face de ofensas praticadas por meio da Internet. Para tanto, aprecia-se o princÃpio da mÃnima intervenção com o objetivo de verificar se há necessidade do poder legiferante criar nova lei para disciplinar os crimes contra a honra quando perpetrados por meio da rede mundial de computadores. Conclui-se que o Direito Penal já tutela adequadamente a honra objetiva e subjetiva, porém, poderá ser discutida a adoção de uma circunstância agravante genérica, quando o crime for praticado por meio do computador.
Palavras-chave: honra, Internet, crimes informáticos, crimes digitais.
Abstract
Through a bibliographical and jurisprudential revision, becomes an
analysis for the guardianship of the objective and subjective honors to the
native criminal law in face of practiced offenses by Internet. For that, it is appraised the principle of the minimum intervention with the main objective to verify if it necessary the power legislator creates new law to discipline the defamations, when perpetrated
by World Wide Web. The conclusion is that the criminal law already guardianships
adequately the objective and subjective honor, however, could be argued the
adoption of an aggravation generic circumstance, when crime is practiced by
computer.
Keywords: honor, Internet, computer crimes, digital crimes.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário EurÃpides de MarÃlia (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o perÃodo de proteção legal da OBRA.
Ainda,
Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capÃtulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.