ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E AUXÍLIOS À PESQUISA DO PROGRAMA BIOEN-FAPESP NO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
Energia é o trabalho realizado para produção de força e potência. Dentre as fontes de energia, existem as energias renováveis e as fósseis. Podemos citar como exemplos de energia fosseis: Petróleo, Gás natural e Carvão. Já como fontes renováveis temos entre elas: Hidrelétrica, Solar, Eólica, Geotérmica e Bioenergia. A bioenergia vem a ser uma das mais importantes alternativas para o futuro tendo em mente que o petróleo e outras fontes de energia tendem a acabar um dia. A bioenergia deve vir a ser indispensável, principalmente para os países tropicais, justamente aqueles países mais pobres e que por isso, não utilizam de recursos e de conhecimento para desenvolver alternativas de alta tecnologia. O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) teve seu início em 2008 e possui como objetivo o incentivo e a associação de atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando industrias e laboratórios acadêmicos a fim de propiciar a evolução do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção de bioenergia no país. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a distribuição de bolsas e auxílios de pesquisa do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Para realização deste trabalho, foi adotado uma estrutura metodológica de caráter científico, de natureza aplicada. Em relação a abordagem utiliza-se a metodologia qualitativa e com relação ao objetivo, trata-se de uma pesquisa descritiva. No resultado da pesquisa analisou-se
a distribuição dos projetos do BIOEN. Neste estudo, constatamos que houve um crescimento respeitável no número de bolsas e auxílios que fomentam as pesquisas relacionadas a energia renovável, com foco em bioenergia desde o início do programa BIOEN.Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.