PROJEÇÕES ÉTICAS E INOVAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Resumo
RESUMO
A recorrência a ética para a convivência social e profissional é antiga e a cada dia fica mais acentuada já que a sua falta compromete a sociabilidade fora e dentro das organizações, gerando impactos nos resultados esperados em todos os níveis de convivência. A vida em sociedade, estendida aos mais diferentes espaços organizacionais, é afetada pela ética ou pela sua ausência, o que torna a ética condição necessária à sociabilidade. Isso porque, a ética, combinada com a moral, é reconhecida como uma conduta preventiva e reguladora da sociabilidade, que, atualmente, é muito mais complexo que antes, isto é, o homem ocupa mais posições (status) do que antes, aumentando assim os papeis sociais, os compromissos, as expectativas comportamentais e responsabilidades nas relações com os outros. A ética é um componente cultural e social presente nas diferentes instituições, seja como normas para a conduta, seja como reflexão da moral praticada na vida organizacional. É um assunto abrangente, que tem a ver com a vida de muitas categorias profissionais, o que justifica a escolha desse tema, que se limita a analisar as projeções éticas para os profissionais da administração, a partir de suas representações, a partir do que eles pensam e esperam do administrador. Para isso, foram utilizadas fontes bibliográficas, documentais e pessoas, o que classifica a pesquisa, quanto aos procedimentos técnicos e metodológicos, como pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento, sendo esta desenvolvida junto aos alunos do 8º termo do Curso de Administração, os quais elegeram a ética como a projeção mais significativa para os profissionais da administração.
Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.