Aplicação da Engenharia Reversa no Redesign de um Molde de Sopro
Resumo
A Engenharia Reversa (ER) é uma técnica que permite, a partir de um modelo físico, desenvolver modelos virtuais, possibilitando alterar e adicionar novas partes a esse modelo, gerar ou atualizar bancos de dados de projetos ou de ferramentas existentes. O objetivo deste trabalho é discutir a aplicabilidade da ER no desenvolvimento de produtos, especialmente quando a base é um produto antigo, que não possui documentação técnica atualizada. Este trabalho é dividido em duas partes, a primeira consiste na apresentação e na fundamentação teórica dos conceitos ligados à ER, suas principais ferramentas e metodologias. A segunda apresenta uma análise da utilização da referida técnica na forma de estudo de caso em uma empresa. O estudo de caso consistiu no acompanhamento do processo de digitalização de um molde para modificação do projeto e correção dimensional do produto. Os resultados apontam que essa técnica pode ser utilizada com sucesso no desenvolvimento de produto principalmente quando a informação atual sobre o modelo físico foi perdida. Conclui-se que a ER é uma técnica capaz de reduzir tempo e custos do processo de desenvolvimento de produtos, já que em comparação com o processo de manufatura convencional os investimentos e o tempo necessários são menores.Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.