Direito e literatura: reflexões acerca da manipulação genética no romance Admirável Mundo Novo
Resumo
Vive-se, atualmente, o tempo da interdisciplinaridade e, pensando nisto, torna-se impossível conceber o Direito como uma ciência isolada das demais, sem influências externas. Destarte, o presente trabalho abordará uma análise interdisciplinar entre o direito e a literatura. Tal proposta fundamenta-se na investigação das influências e possibilidades dos aplicadores do Direito em utilizar a ficção literária para compreensão e interpretação da ordem jurídica de modo crítico e humanizado a partir da leitura e discussão da obra Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. Neste romance é possível transcender as páginas da literatura e especular o universo real subsidiado por este contexto ficcional no que concerne a correlação dos limites da manipulação genética e da clonagem humana, tendo como aporte teórico os estudos do biodireito e da bioética.Palavras-chave
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.