UMA ANÁLISE CONJUNTURAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

  • Alexandra Vaccari de Souza
  • Alison Machado de Moraes
  • David Fernando Marcelino

Resumo

Neste estudo objetivamos apresentar uma análise conjuntural do comércio exterior na região administrativa de Marília. Buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas a empresários e autoridade pública, entender os impeditivos às empresas em exportar mais e ter uma melhor participação neste setor. Foram escolhidas 5 cidades da Região Administrativa. A escolha desta região levou em conta seu pólo industrial e capacidade de crescimento nas exportações. O trabalho busca primeiro uma análise histórica, através da abertura comercial brasileira, onde é possível entender como estava o Mundo, o Brasil e a Região estudada durante este período. Analisou-se o perfil de cada uma destas cidades, através de seu e situação atual com análise de dados estatísticos. Após conhecer a região, buscou-se entender os entraves ao crescimento das exportações na região e também encontrar sugestões de como melhorar este cenário. É possível entender que os agentes do comércio exterior locais tem trabalhado de forma fechada e independente da cadeia e para que haja desenvolvimento regional seria importante integrar as ações da Indústria com as Universidades e Governo.

Biografia do Autor

Alexandra Vaccari de Souza
Graduada em Administração, linha de formação em Comércio Exterior (Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM Marília/SP). Secretária.
Alison Machado de Moraes
Graduado em Administração, linha de formação em Comércio Exterior (Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM Marília/SP). Vendedor.
David Fernando Marcelino
Graduado em Administração, linha de formação em Comércio Exterior (Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM Marília/SP). Bancário.
Publicado
2012-06-28
Como Citar
SOUZA, Alexandra Vaccari de; DE MORAES, Alison Machado; MARCELINO, David Fernando. UMA ANÁLISE CONJUNTURAL DO COMÉRCIO EXTERIOR. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 4, n. 1, june 2012. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/255>. Acesso em: 02 mar. 2024.