ADMIRÁVEIS PROFESSORES: VOZES QUE VEM DOS ESTUDANTES

  • José Ribeiro Leite
  • Milena Carpi Colombo UNESP
  • Mônica Regina Vieira Leite UNESP

Resumo

Uma das maiores preocupações que há na contemporaneidade, em especial, no Brasil, é voltada aos altos índices de criminalidade. Com efeito, neste cenário, a mídia, que tem um papel importante no campo político, social e econômico, explorando a fragilidade humana e estimulando a sensação de insegurança, intensificando aquilo que se conhece por sociedade do medo. Conduz-se os cidadãos a um estado de docilização frente ao poder soberano, sob a perspectiva de que todos os mecanismos devem ser direcionados a uma busca pela segurança e pela paz social. Diante disso, verifica-se um grande clamor popular para um Direito Penal punitivo, destinado a determinados indivíduos que, sob o status de exclusão, tornam-se sacrificáveis e destituídos da qualidade de ser humano. Verifica-se, ademais, que esse anseio defendido por significativa parcela da sociedade encontra respaldo na teoria do professor alemão Günther Jakobs, denominada de Direito Penal do Inimigo, que, conforme se demonstrará neste trabalho, é incompatível com a ordem jurídico-constitucional brasileira. Sustenta-se, assim, neste artigo que, para efetivamente ser alcançado um Estado seguro, imprescindível se faz a observância, a promoção e a ascensão dos direitos fundamentais, conquistados ao longo da história, tendo por essencial, o respeito à dignidade humana, fundamento da República Federativa do Brasil.


 

Biografia do Autor

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Graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru

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Graduada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru

Publicado
2018-08-28
Como Citar
LEITE, José Ribeiro; COLOMBO, Milena Carpi; LEITE, Mônica Regina Vieira. ADMIRÁVEIS PROFESSORES: VOZES QUE VEM DOS ESTUDANTES. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 11, n. 01, p. 84 - 95, aug. 2018. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/2589>. Acesso em: 27 dec. 2024.