SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: DA RESPONSABILIDADE SOCIAL A PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a sustentabilidade empresarial de forma a influenciar as estratégias empresariais de uma organização. A responsabilidade social não deve ser interpretada como peça à parte do modelo de gestão da empresa; mas sim, ser sua extensão, atrelada a essa responsabilidade há a variável ambiental, a preservação dos recursos naturais e a missão da empresa são questões significativas nas relações entre cliente e organização. Ao se organizar para um trabalho social ou de caráter ambiental, as organizações devem estabelecer um foco, pois suas atitudes não devem ter como objetivo (ou pretensão) o ganho de lucratividade financeira, ou ser apenas mais uma jogada de marketing. Devem representar uma contribuição dirigida às enormes carências da coletividade e para a preservação do meio ambiente. Muitas vezes ao abordar temas não diretamente ligados ao escopo organizacional, sobretudo aqueles que envolvem práticas cidadãs, os administradores não se atentam à necessidade de um modelo de gestão para tratá-los. Na primeira fase do trabalho foram levantadas informações sobre teorias apresentadas na revisão bibliográfica que trataram da responsabilidade social e da preocupação ambiental. A segunda fase, caracterizada pelo estudo de caso, baseia-se no levantamento de informações sobre a variável estudada. O Banco Real, Grupo Santander, é uma organização reconhecida por prestar serviços financeiros, gerando resultados sustentáveis e buscando a satisfação das pessoas. Adota uma gestão ambiental, uma política de riscos socioambientais para os clientes, monitorando as licenças ambientais, disposição dos resíduos sólidos, controle da poluição do ar e tratamento de efluentes líquidos, porque sabe que o impacto é grande para o cliente e para o futuro do planeta.O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.