Formação profissional e condições de saúde de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde

  • Laura Akemi Storer Makita Universidade Estadual de Maringá
  • Rosimara Oliveira Queiroz Universidade estadual de maringá
  • Herbert Leopoldo de freitas Goes Universidade estadual de maringá

Resumo

Objetivo: Analisar as condições de saúde e formação profissional dos enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo descritivo, exploratório e de caráter qualitativo, desenvolvido com enfermeiros em Unidades Básicas de Saúde. A coleta de dados ocorreu entre setembro e dezembro de 2021, por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, além de um questionário para coleta de questões sociodemográficas e trabalhistas. Foram excluídos alunos e residentes, funcionários afastados e contratados por tempo determinado. Os dados foram tratados e categorizados com técnicas descritas por Bardin. Os preceitos éticos da pesquisa foram respeitados. Resultados: A partir da interpretação das falas, emergiram duas categorias: Exigências do trabalho influenciando na continuidade dos estudos; O trabalho alterando o comportamento de saúde próprio. Percebeu-se que os enfermeiros possuem dificuldade em dar continuidade aos estudos, bem como relatam que o estado de saúde próprio é diretamente influenciado pelas exposições a que são impostos no ambiente de trabalho. Conclusão: Os fatores psicossociais e a desvalorização do trabalho influenciam diretamente nas condições de saúde destes profissionais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em enfermagem. Doutoranda em enfermagem do programa de pós-graduação em enfermagem da universidade estadual de maringá. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em enfermagem. Professor do programa de pós-graduação em enfermagem da universidade estadual de maringá. 

Publicado
2023-08-04
Como Citar
MAKITA, Laura Akemi Storer; QUEIROZ, Rosimara Oliveira; GOES, Herbert Leopoldo de freitas. Formação profissional e condições de saúde de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 94-106, aug. 2023. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3510>. Acesso em: 01 mar. 2024.