ANÁLISE SWOT: REVISANDO REPRESENTAÇÕES PARA UM RESULTADO MELHOR.
Resumo
O presente artigo visa divulgar ainda mais uma das maneiras de se utilizar a Matriz de SWOT no intuito de se obter um resultado mais efetivo dela. Todo tipo de estratégia requer um conhecimento prévio rigoroso, e o mais profundo possível, para a respaldar. No entanto, muitos gestores que utilizam a Matriz de SWOT, acabam por fazê-lo de maneira incorreta, impedindo assim que se maximize o aproveitamento de tão valiosa metodologia. A Análise do Ambiente em que opera qualquer organização é fundamental para seu sucesso, quer em ambientes competitivos quer em ambientes cooperativos, como os de filantropia e algumas ONGs. Reconhecer as fraquezas e as fortalezas internas, identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente externo à organização, acabam por produzir tópicos que precisam ser bem organizados para que se decida o mais racionalmente possível. A Matriz de SWOT permite organizar esses tópicos e, a partir da sua análise, obter uma recomendação da estratégia mais recomendada. Os gestores não são obrigados a seguir rigidamente essas indicações, pois sua discrição e seu julgamento são primordiais para a escolha da melhor estratégia. Mas, com certeza, ter indicações e alertas facilita em muito sua tomada de decisão sobre estratégias a seguir.
O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.