A NORMALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO SETOR PÚBLICO CORRELACIONADA À IDEOLOGIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA NO DECORRER DA HISTÓRIA DO BRASIL

  • Ana Julia de Oliveira
  • Fábio da Silva Santos
  • Gilson Cesar Augusto da Silva

Resumo

O presente artigo objetiva, através da utilização de pesquisa empírica, bibliográfica e estudo de caso, verificar a existência de uma correlação histórica entre a prática de corrupção no Brasil e a ideologia partidária dos políticos que a cometem, bem como compreender a opinião social a esse respeito e os impactos causados pela corrupção na manutenção e no desenvolvimento da sociedade brasileira contemporânea. Concluído o estudo, tornou-se possível compreender que a corrupção está presente em todos os ambientes sociais, de forma que a sua constatação no setor público, bem como a manifestação político-partidária, decorrem do fato de que a corrupção praticada a nível governamental em um Estado está alinhada àquela praticada pelo seu povo.

Biografia do Autor

Ana Julia de Oliveira

Estudante de Direito no Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.

Fábio da Silva Santos

Estudante de Direito no Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM.

Gilson Cesar Augusto da Silva

Professor do UNIVEM. Mestre em Direito pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2024-11-18
Como Citar
OLIVEIRA, Ana Julia de; SANTOS, Fábio da Silva; SILVA, Gilson Cesar Augusto da. A NORMALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO NO SETOR PÚBLICO CORRELACIONADA À IDEOLOGIA POLÍTICO-PARTIDÁRIA NO DECORRER DA HISTÓRIA DO BRASIL. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 79-106, nov. 2024. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3698>. Acesso em: 27 nov. 2024.