OS IMPACTOS NEGATIVOS DO USO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRENDIZADO

  • Rafaela Aparecida Petelin Silvério Centro Universitário Eurípedes de Marília.
  • Matheus Órfão da Cunha Centro Universitário Eurípedes de Marília.
  • Célia de Oliveira de Santana Centro Universitário Eurípedes de Marília.

Resumo

O trabalho se propõe a estudar a influência dos modelos de Inteligência Artificial generativa no aprendizado acadêmico, verificando os impactos negativos. As IAs têm sido cada vez mais utilizadas, inclusive no ambiente acadêmico. O objetivo geral é compreender a influência negativa do uso dessas IAs na qualidade de absorção e de produção de conhecimentos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos digitais. Pelas pesquisas realizadas foi possível observar que as IAs são frequentemente utilizadas pelos estudantes no meio acadêmico para a realização de trabalhos, pesquisas e resumo de conteúdo, desconsiderando a veracidade dos textos e priorizando a praticidade dos resultados. Concluiu se, portanto, que as IAs podem ser ferramentas muito úteis se bem utilizadas. Mas, se utilizadas sem critério podem impactar negativamente na absorção de conhecimento, gerando acomodação e reduzindo a capacidade de pesquisa autônoma e do exercício do pensamento crítico.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do curso Sistemas de Informação do UNIVEM

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do curso Sistemas de Informação do UNIVEM

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do UNIVEM - Centro Universitário Eurípedes de Marília. Doutora pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2025-12-11
Como Citar
SILVÉRIO, Rafaela Aparecida Petelin; DA CUNHA, Matheus Órfão; DE SANTANA, Célia de Oliveira. OS IMPACTOS NEGATIVOS DO USO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NO APRENDIZADO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 154-176, dec. 2025. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/3769>. Acesso em: 13 dec. 2025.