A educação pautada na ética da amizade: Um novo olhar às crianças e adolescentes com deficiência mental
Resumo
RESUMO O presente trabalho tem por objeto o estudo da educação pautado na ética da amizade como instrumento hábil na promoção de um novo olhar às crianças e adolescentes com deficiência mental. Objetiva, em geral, analisar a deficiência mental e a resistência de aceitação social dessas pessoas, buscando, por meio da educação de crianças e adolescentes, uma forma de descortinar o preconceito e a discriminação imanentes em razão da condição imposta pela deficiência. Especificamente discutirá a educação arrimada na ética da amizade. Mediante o método hipotético-dedutivo, ancorado em materiais primários, tais quais: livros, textos da Internet e demais artigos colhidos em livros, periódicos e legislação; o artigo partirá dos argumentos gerais para particulares, para responder acerca da problemática sobre a educação de crianças e adolescentes com deficiência mental. Palavras-chave Educação; ética da amizade; deficiência mental; crianças e adolescentes.O(s) autor(es) em questão autoriza(m), em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso de seu(s) texto(s) (NOME DO TEXTO OU TEXTOS) para publicação na Revista Eletrônica de Graduação (REGRAD), editada pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), ora denominado EDITOR.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha dos meios de reprodução, publicação e divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada, por meio eletrônico ou impresso.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA.
Ainda,
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.