A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA PMBOK NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DOS DAS NOVAS PRÁTICAS PROPOSTAS NA 5ª EDIÇÃO

  • Luis Alberto Bertolucci Paes

Resumo

Nos dias atuais as empresas são reconhecidas no mercado por sua flexibilidade e capacidade de atender seus clientes e o mercado em que atuam. Para isso, elas utilizam-se da gestão de projetos e de ferramentas gerenciais que permitam que a empresa desenvolva seus projetos para alcançar o seu sucesso. O PMBOK® é conhecido e utilizado em todo o planeta tendo se tornado quase que um padrão para os profissionais de Gerenciamento de Projeto. A evolução deste guia se dá através de revisões periódicas incorporadas que o deixam mais refinado e sólido como referência no Mercado. O artigo tem como objetivo relatar as principais novidades apresentadas na 5ª edição relacionada aos grupos de processos; o alinhamento com a norma ISO 21500; os benefícios gerados para as organizações e profissionais que utilizam a metodologia abordando diretrizes que mantêm o projeto homogêneo, o que permite verificar problemas e solucioná-los, afim de se obter resultados positivos no final das atividades.

Publicado
2014-12-10
Como Citar
PAES, Luis Alberto Bertolucci. A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA PMBOK NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA ANÁLISE DOS DAS NOVAS PRÁTICAS PROPOSTAS NA 5ª EDIÇÃO. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM - ISSN 1984-7866, [S.l.], v. 7, n. 1, dec. 2014. ISSN 1984-7866. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/REGRAD/article/view/764>. Acesso em: 02 mar. 2024.

Palavras-chave

Gerenciamento de projetos; Gerenciamento estratégico; PMBOOK 5; ISO 21500