RUI BARBOSA: DIREITO E LITERATURA
Resumo
Rui Barbosa é geralmente lembrado por sua atuação como jurista político. No entanto, é inegável a preocupação com o estilo e a construção poética que se observa no conjunto de sua obra. Ressalte-se, nesse sentido, que se pode encontrar em Rui Barbosa textos voltados essencialmente para a criação literária, sejam estudos críticos, crônicas ou tradução de poesia. Figura polêmica na história, também não são convergentes as opiniões a seu respeito na literatura. Este texto expõe posições divergentes sobre o jurista e escritor, buscando incentivar a pesquisa da obra de Rui Barbosa, principalmente sob a ótica literária.
Palavras-chave: Rui Barbosa; literatura; Oração dos moços; crítica literária.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.