O FUTURO DO DIREITO COMERCIAL E O NOVO C?DIGO CIVIL BRASILEIRO
Resumo
O novo Código Civil brasileiro, ao tratar das normas fundamentais do Direito Comercial em seu livro ?Do Direito de Empresa, rompe o período transitório vivido pelo Direito Comercial no país desde 1970, submetendo a disciplina legal das atividades econômicas à teoria italiana da empresa, em detrimento da ultrapassada e problemática teoria francesa dos atos de comércio presente no Código Civil, amplia a abrangência do direito comercial ao atrair para o regime comercial atividades econômicas anteriormente consideradas civis. A pretendida unificação legislativa do Direito Privado com o novo Código Civil adequou as normas fundamentais do Direito Comercial à atual realidade econômica e encontra-se em consonância com a legislação especial, que já adotava a teoria da empresa no país para disciplinar os principais institutos jurídicos comerciais.
Palavras-chave: empresa; empresário; teoria da empresa; atividade econômica; direito comercial; Código Civil de 2002.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.