LEITURA E CIDADANIA: A IMPORT?NCIA DA FORMA??O DO LEITOR NO MUNDO CONTEMPOR?NEO
Resumo
A expansão do público leitor iniciou-se na Europa a partir do século XVIII, com a revolução Industrial, e resultou, entre outros objetivos, na difusão e assimilação do projeto político e ideológico da burguesia. Em contrapartida, a leitura transformou-se em um direito inalienável de todo cidadão. Com efeito, dada sua capacidade de abrir e alargar horizontes culturais e cognitivos, a leitura, compreendida em sua dimensão política, pode impulsionar uma mudança da sociedade. Embora nas sociedades atuais a leitura tenha se tornado imprescindível para o exercício da cidadania no Brasil, as pesquisas apontam para a precária formação de um público leitor. Assim sendo, leitura e cidadania, palavras indissociáveis para a construção de uma sociedade justa e democrática, são abordadas neste artigo, que pretende contribuir para a discussão da necessidade e melhoria das políticas públicas de popularização da leitura no Brasil.
Palavras-chave: Leitura. Cidadania. Formação do leitor. Sociedade. Direito. Políticas Públicas.
O(A) Cedente declara que o(s) texto(s) em questão é(são) de sua autoria pessoal, se responsabilizando, portanto, pela originalidade do(s) mesmo(s) e dá, aos organizadores, plenos direitos para escolha da editora, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
O EDITOR se compromete a zelar pela qualidade editorial da publicação, garantindo que os conceitos e o pensamento do(a) CEDENTE permaneçam fiéis aos originais.
Esta cessão vigorará por todo o período de proteção legal da OBRA, podendo o EDITOR realizar neste período quantas edições julgar conveniente.
Todos os direitos são reservados. Qualquer reprodução, ainda que de parte da publicação, deverá constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes do Brasil.
Ainda, no processo de submissão do artigo, o autor concorda com os termos de declaração de exclusividade, ineditismo e concordância com a versão final.
Justifica-se no campo ";;;;;;;;;;;;COMENTÁRIOS AO EDITOR";;;;;;;;;;;;, quando da participação de mais de um autor.